top of page

Lowi: Pai das Tipologias de Políticas Públicas


O cientista político da Universidade de Chicago Theodore Lowi, desenvolveu a mais conhecida tipologia sobre políticas públicas. Publicada no artigo Four Systems of Policy, Politics and Choice (1972) a tipologia tem por objetivo suprir a lacuna entre as funções governamentais e as políticas. O que para Lowi, era sinônimo da pobreza da taxonomia política da época e responsável por desentendimentos entre pesquisadores e políticos.


Meios de Coerção

As políticas públicas se estabelecem a partir do poder de coerção do Estado. E o Estado pode-se utiliza-se de tal mecanismo levando em consideração o contexto e um conjunto de parâmetros.


Coerção

  • o uso da coerção pelo Estado assume diferentes formas:

Remota: ausência de sanções;

Imediata: sanções diretas;

Conduta

  • a natureza das políticas públicas pode ser classificada com base na conduta resultante:

Social: a política pública atinge a toda população;

exemplo: Juros reajustado pelo Copom.

Individual: depende da ação do indivíduo;

Interesse

  • as políticas públicas podem ser analisadas com base nos interesses envolvidos.

Particular: de um indivíduo em relação ao coletivo;

Coletivo: prioriza os interesses da coletividade em detrimento do indivíduo ou organizações.

Características Marginais

Centralizado: localmente concentrada; Decentralizado: amplamente distribuída.


Esta abordagem destaca a complexidade das políticas públicas, incluindo as diferentes formas de coerção, condutas, interesses e características marginais envolvidas na sua aplicação pelo Estado.


Tipologias de Política Pública

Lowi categoriza as políticas públicas em quatro tipologias diferentes. Cada um desses formatos gera grupos distintos de apoiadores e oponentes, que são processados de forma diferente dentro do sistema político. Os formatos levam em conta a coerção, o comportamento, os interesses e as características marginais (elementos apresentados anteriormente neste artigo).


Distributiva

Desconsideram a questão dos recursos limitados, gerando impactos mais individuais do que universais ao privilegiar certos grupos sociais ou regiões em detrimento do todo. Nesse caso, podemos citar a gratuidade de taxas para certos usuários do transporte público, incentivos fiscais e emendas parlamentares ao orçamento para a realização de obras públicas. Como por exemplo a diminuição de impostos em pequenos comerciantes, para assim, não serem tributados de modo desproporcional em comparação aos grandes concorrentes, como grandes magazines.


Regulatória

Estabelece padrões de comportamentos regulatórios, ou seja, a burocracia estatal, políticos e grupos de interesses. Como exemplos de políticas regulatórias, podemos citar a proibição de fumo em locais fechados, regras para publicar certos produtos, códigos de obras e de trânsito (Lei Seca).


Redistributiva

Realoca serviços ou bens na direção de parcelas da população a partir de recursos públicos arrecadados pelo governo por meio de impostos pagos pela população. Como exemplo, temos a Reforma Agrária, bem como os sistemas Previdenciário, Trabalhista e Tributário.


Constitutiva

Estabelece as normas e procedimentos a partir das quais devem ser formuladas e implementadas as políticas públicas. Por exemplo, as regras de distribuição de competência entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o sistema político eleitoral, e as regras de participação da sociedade civil nas decisões políticas.


Tipologia de Políticas Públicas e meios de coerção
Fonte: Wikimedia


Referência



Comments


bottom of page